[...] a única concretização efetiva da emancipação consiste em que aquelas poucas pessoas interessadas nessa direção orientem toda a sua energia para que a educação seja uma educação para a contradição e para a resistência. (Theodor W. Adorno)

G1

12/03/2012 17h45 - Atualizado em 12/03/2012 17h59

Alunos da Unesp reforçam ensino em 




escolas públicas de Araraquara, SP



Grupo dá aulas em cursinho gratuito que está com inscrições abertas.
Projeto criado em 2009 atende por ano cerca de 150 estudantes da cidade.



O Projeto Novas Tecnologias e Linguagens para o Ensino Médio e Fundamental está com inscrições abertas até o dia 22 de março para estudantes que buscam uma vaga na graduação. O cursinho gratuito é organizado por alunos da Faculdade de Ciências e Letras (FCL) da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e atende por ano cerca de 150 jovens das escolas da rede pública de Araraquara, no interior de São Paulo. As aulas ocorrem de segunda a sábado, das 14h às 17h.
Criado em 2009, o objetivo do projeto é garantir educação de qualidade focada nas principais disciplinas cobradas nos vestibulares. Além de Português, Matemática, Química, Física, as aulas utilizam ferramentas tecnologias voltadas às linguagens, como rede sociais e blogs, para agilizar o aprendizado.
“Eu acho muito interessante porque além de ser um complemento à educação, é uma experiência de como lecionar, de tentar aprender a ser professor”, diz Renata Braga, estudante do sétimo semestre do curso de pedagogia da Unesp e uma das professoras no cursinho.
Ao todo, dez alunos da graduação atuam no projeto desenvolvido pelo professor Haroldo José de Campos e que já atendeu cerca de 300 alunos. Desde então, a iniciativa deu origem ao Cursinho Geração-Near, que está em fase de negociação com a Secretaria Estadual de Educação para se tornar um programa do estado atrelado à linha Pedagógica do Ensino Médio Integral que ocorre no Jardim Imperial em Araraquara e mais 15 cidades do Estado de São Paulo.
Inscrições
Não há processo seletivo, limite de idade ou comprovação de renda para participar do cursinho. O estudante interessado deve apenas efetuar a matrícula no Centro Cultural "Waldemar Saffioti", conhecido como Chácara Sapucaia. O endereço é Rua dos Libanezes (Rua 14), 1.111, no Centro. Informações (16) 3332-1505. Ou no campus da Unesp, que fica na Rodovia Araraquara Jau, s/nº, Km 1. O telefone é (16) 3301-6263. Os documentos necessários são RG, CPF e comprovante de endereço.
As aulas ocorrem de segunda a sexta, das 14h às 17h, na Chácara Sapucaia, e aos sábados (no mesmo horário), no campus da Unesp. Mais informações no blog do projeto.
Fonte : G1